Projeto "O aniversário do Senhor Alfabeto"


Projeto: O Aniversário do Senhor Alfabeto

Professora: Priscilla Almeida



PROJETO - "O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO"
Justificativa: Nas classes de educação infantil e alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras. Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto. Tendo em mente a importância da sistematização do ensino do alfabeto (seja nas series iniciais e/ou na educação infantil) no momento do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito mais significativa quando partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam interagir sentindo-se integrados, participando ativamente nas atividades propostas.
Como funcionará: O projeto foi baseado na obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa. As letras então levam um presente que se fazem ser lembradas. Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava na Pré-escola. Uma vez por semana um aluno leva a mascote do Seu Alfabeto para casa para apresentá-lo a família, junto vai o livro “O Aniversário do Seu Alfabeto” será lido em família.  No dia seguinte, o aluno deverá trazer para a escola o boneco e os matérias enviado e contará como foi o seu dia com o boneco do Seu Alfabeto. Também podem ser explorados vários jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, a fixação da ordem das letras.
        Levando em consideração que o livro e o projeto acontecerá na Sala de Recursos, será um projeto um pouco mais lento e que será adaptado para cada realidade e faixa etária.
        Após explorarmos a obra “O Aniversário do Seu Alfabeto” e familiarizarmos com o alfabeto e desenvolvermos a oralidade, vamos fazer uma festa de aniversário desse Senhor que tanto nos auxiliou. E as crianças terão que trazer um presente feito por ela (simples), embrulhado, que comece com a letra que for sorteada pela professora. Na culminância cada família ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO e também confeccionaremos o convite de Aniversario do Seu Alfabeto. (eu levo o bolo), isto será realizado no final da letra do alfabeto.  A participação da família no projeto será muito importante. Também será trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas, globalizado com o Tema principal ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.
Objetivo geral: Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras, jogos, músicas, construções, dentre outros.

Objetivos específicos:
*  Incentivar o gosto por ouvir histórias;
*  conhecer a letra inicial do próprio nome;
*  Desenvolver a criatividade;
*  Conhecer e reconhecer as letras do alfabeto;
*  Envolver a criança e a família de forma prazerosa no processo ensino aprendizagem;
*  Estimular a imaginação;
*  Identificar e relacionar a letra inicial de cada palavra e objeto;
*  Perceber a importância das letras para formar palavra;
*  Traçar as letras (de forma – maiúscula);
*  Estabelecer relações entre as letras e sons;
*  Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
*  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*  Ampliar o vocabulário;
*  Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
*  Desenvolver e estimular a expressão corporal;
*  Reconhecer, relacionar os números e quantidade 1 a 10;
*  Trabalhar as posições: dentro, fora, meio etc;
*  Proporcionar jogos pedagógicos;
*  Reconhecer e identificar as formas geométricas simples;



 Conteúdos:
o  Alfabeto;
o  Letras de forma maiúsculas;
o  Expressão oral;
o  Histórias contadas;
o   Coordenação motora – ampla e fina;
o  Discriminação auditiva e visual;
o  Ritmo e dança;
o  Artes plásticas;
o  Dramatização e criatividade;
o  Sistema de numeração – noção de quantidade;

PROJETO EM CONSTRUÇÃO, AOS POUCOS SERÁ ATUALIZADO POR AQUI... FIQUEM ATENTOS! 


Comentários

  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se você já tem a atualização do projeto "O aniversário do Senhor alfabeto" e se é possível disponibilizá-lo. Meu e-mail: regilainemoreira47@gmail.com.
    Fico agradecida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário